terça-feira, 11 de agosto de 2009

Santo Amaranto

Santo Amaranto, não, não é o Frey Pedro de Amarante, Santo lembrado no dia 07 de novembro! Mas é uma planta que veio nos mostrar uma verdade!
O amaranto está invadindo as lavouras de soja semeadas com Roundup Ready (Monsanto) nos Estados Unidos.

A soja transgênica Roundup Ready, “turbinada” com um elemento herbicida chamado glifosato e que fora anunciada como imune às ervas daninhas, acabou gerando uma supererva resistente ao veneno.

E mais interessante: O amaranto, um dos vegetais mais importantes da América pré-colombiana tem sido apontado pelos cientistas como um vegetal altamente nutritivo e mais, um excelente redutor dos níveis de colesterol plasmático, que provoca o entupimento dos vasos sangüíneos.

A planta tem características não comuns aos vegetais:
Além de reduz o colesterol em animais, o amaranto é naturalmente rico em proteínas de alto valor biológico, que podem ser comparadas à do leite, o que não é comum em vegetais.
O amaranto também não contém glúten ou outras substâncias alergênicas em sua composição, o que o torna uma opção para as pessoas com intolerância ao glúten.
A planta é ainda fonte de fibras, zinco, fósforo e cálcio biodisponível (pronto para ser assimilado pelo organismo), outro fato incomum nos vegetais.

Consumo:
A semente, quando aquecida, estoura como pipoca e está sendo utilizada para a criação de barras de cereais, musli (mistura de cereais), pães, bolachas e saladas.

Consuma Amaranto e diremos adeus à Monsanto!!!! rsrsrs

PS.: O amaranto pertencente à família das amarantáceas é parente de plantas de jardim, como o veludo, também conhecido como crista de galo.

Fontes:
http://blog.tudosobreplantas.com.br/category/agrotoxicos/
http://cienciahoje.uol.com.br/69697
http://www.news.med.br/index.pl?C=A&V=66506F737449443D3131323231266163743D73686F7752656164436F6D6D656E7473


GLOBO REPÓRTER (03/07/09):

Biscoito de amaranto é receita para perder peso:
Conhecido como o feijão dos Andes, o amaranto também reduz os níveis do colesterol total do sangue. E a farinha pode ser usada em inúmeras receitas sem comprometer o sabor.

O sol forte é sinal de seca no Planalto Central. No Centro-Oeste, cresce uma planta que veio do frio dos Andes para o calor do Cerrado. O amaranto é um arbusto com flores grandes, consumido na região do Peru desde o tempo dos incas. O poder da planta está nas flores carregadas de sementes.

A campanha pelo uso do amaranto ganhou adeptos em instituições do país inteiro que se dedicam a estudar as propriedades do grão. Na Universidade de São Paulo (USP), os pesquisadores já desenvolveram mais de 30 receitas usando a farinha de amaranto.

O professor José Arêas, do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), também se rendeu às propriedades do pequeno grão.

Mais em: http://g1.globo.com/globoreporter/0,,MUL1215245-16619,00-BISCOITO+DE+AMARANTO+E+RECEITA+PARA+PERDER+PESO.html


No dinâmico contexto da reeducação alimentar, de tempos em tempos, um novo alimento alcança o status de “novidade da vez” por conta de suas propriedades nutricionais superiores. Foi assim com a linhaça, a quinoa e, agora, o amaranto, nobre cereal cultivado na região dos Andes, e que ganha cada vez mais adeptos nos grandes centros urbanos.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário